segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MUSEU DO FÓSFORO, EM TOMAR


ATRIO (ENTRADA)

O museu do fósforo em Tomar, representa a maior colecção Filuminista de Europa. Esta colecção, teve inicio em 1953 pela mão do Cidadão Tomarense Aquiles de Mota Lima, que se destacou em diversas actividades culturais de reconhecido mérito. O inicio da colecçãso aconteceu quando Aquiles de Mota Lima se deslocou a Londre de Navio, para assistir à coroação da Rainha Isabel II e travou conhecimento com uma cidadã americana, coleccionadora de caixas de fósforos. Desde então, multiplicaram-se as caixas e outros objectos da área dos fósforos, que actualmente, só caixas de fósforos rodam as 43.000, representando cerca de 122 países.
A colecção foi doada em 1980, pelo coloccionador, à Câmara Municipal de Tomar. 
Hoje, entre caixas, carteiras e etiquetas, a colecção conta com mais de 80.000 objectos.
Visitas: Grátis
Horário: De Abril a Setembro e de Terça a Domingo, das 10,00 às 19,00 horas.
De Outubro a Março e de Terça a Domingo, das 10,00 às 17,00 horas
Encerrado dias 1 de Janeiro e 25 de Dezembro.
Visitas em grupo ou individuais, com marcação prévia.
Contactos: Serviço de Museologia, Praça de República, 2300-550 Tomar
Localização: Convento de S. Francisco.
Pontos de referência: Estação Rodoferroviária...Dista 50 metros.
NÃO DEIXE DE VISITAR ESTE IMPORTANTE MUSEU



CX.FÓSFOROS FRANCESA










            SALA DO MUSEU





CX, FÓSFOROS BELGA



CX. FÓSFOROS PORTUGUESA

CX. FÓSFOROS PORTUGUESA

                    

2 comentários:

Rui Seleiro disse...

Já estás a fazer um serviço de utilidade publica, para o teu concelho, um dia o presidente da câmara de tomar, vai ter conhecimento do teu blogue, e vai daí, reune com o seu staf, e ainda apanhas um louvor, por mérito, á causa, publica,parabéns, quando tiveres tempo dedica qualquer coisa a Serpa,,,também tem muito por onde escolheres,por exemplo o museu do relógio, é fantástico, e tens muita coisa para pesquisares na WIQUIPÉDIA,,, um abraço
Rui Seleiro

António Palma disse...

Não estou a contar com louvores do presidente da câmara, mas como tenho que manter o blogue activo, tenho que procurar assunto para publicar. Se hei-de fazê-lo com outras terras que não conheço, faço-o com Tomar que é a Cidade que adoptei como a minha terra. Relativamente a Serpa, estou a pensar escrever algo, não só em referência ao museu do Relógio, de facto é uma cidade que tem muito para contar.