terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A CIDADE DE SERPA


VISTA GERAL DE SERPA

Serpa é uma cidade que está inserida no distrito de Beja, região do Baixo Alentejo.
Tem uma população da ordem dos 5.201 habitantes e é sede de um dos maiores Municipios de Portugal, com uma área de 1.103,74 km2 e uma população de 15.455 habitantes (censo de 2009).
O Municipio está sub-dividido em sete freguesias e é limitado a norte, pelo Municipio da Vidigueira, a nordeste, pelo de Moura, a leste, pela Espanha, a sul pelo de Mértola e a oeste pelo de Beja

FREGUESIAS
Brinches
Pias
São Salvador (na cidade)
Santa Maria (na cidade)
Vale de Vargo
Vila Nova de São Bento
Vila verde de Ficalho

HISTÓRIA
Serpa já era povoada antes do domínio dos Romanos, contudo, foram os Romanos que fomentaram o desenvolvimento do Concelho, em especial, na área da agricultura.
Em 1166, foi conquistada aos Mouros, por D. Afonso Henriques, tendo sido perdida várias vezes nas constantes lutas da reconquista.
Foi constituída Concelho, em definitivo, por D. Dinis, que também mandou construir o castelo e proteger a Vila por uma cintura de muralhas, em 1295.
Em 1512, D.Manuel II, deu-lhe novo foral. A sua localização próxima da fronteira com Espanha, criou-lhe graves problemas ao seu desenvolvimento. Com as guerras da Restauração, Serpa ficou quase destruída, inclusive, a sua fortaleza.

ECONOMIA
Apesar de Serpa ser um centro de administrativo, predominam no Concelho, actividades ligadas ao sector primário e secundário, com a industria ligada à olaria e à cerâmica, em destaque e só depois as do sector terciário, com algum pequeno comercio e alguns serviços ligados ao turismo.
Cerca de 59% do Concelho, destina-se ao cultivo de cereais, prados temporários, cultura de forragens, do pousio, do olival e de pastagens permanentes. Têm grande relevância para o Concelho, a criação de ovinos, suínos e aves, bem assim como a produção do famoso queijo de Serpa, um dos melhores de Portugal e muito apreciado por todos os portugueses e não só e a produção de enchidos, maioritariamente, de fabrico caseiro, cuja inconfundível matéria prima, é essencialmente, do tão apreciado porco preto.
A 27 de Abril de 2006, é anunciado pela GE ENERGY FINANCIAL SERVICES, pela POWER LIGHT CORPORATION e pela CATAVENTO Lda, que irão construir no Concelho de Serpa, o maior projecto de energia solar fotovoltaica do mundo. Esta unidade de produção de energia de 11 megawats, é composta por 52 mil módulos fotovoltaicos e foi instalada numa das áreas de maior exposição solar da Europa.
A produção deste investimento na área da energia fotovoltaica, é 40% superior à segunda maior do mundo, instalada na Alemanha, devendo produzir energia para oito mil casas e prevenir a emissão de trinta mil toneladas de gases de efeito estufa, por ano para a atmosfera.





NORA ROMANA

  
   










2 comentários:

Rui Seleiro disse...

Maravilha, para um principiante,está pura e simplesmente, espectacular, ainda não me dissestes se é na WIQUIPÉDIA, que vais abastecer os teu saberes, para publicares, mas qualquer das maneiras, também tens pesquisado, bem, e com muita, informação preciosa, mais uma vez parabéns continua que levas geito e ajuda-te a passar o tempo não é verdade ???
um abraço Rui Seleiro

António Palma disse...

Bom dia Rui, eu não sei se é Wiquipédia onde vou pesquizar, só sei que vou a google escrevo o que quero procurar e aparecem montes de opcções, é só escolher.
Um abraço