segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ecos da Cidade de Tomar

A Cidade de Tomar está inserida na província do Ribatejo, da qual fazem parte, vários concelhos como por exemplo Abrantes, Torres Novas, Ferreira do Zêzere, etc. Tomar pertence ao Distrito de Santarém, tem uma população de 19.603 habitantes (senso de 1987) e é composta por duas freguesias, Santa Maria dos Olivais e São João Batista.
A Cidade de Tomar provém de um agrupamento populacional romano, denominado de Sellium. Conquistada aos mouros em 1147, por D. Afonso Henriques e foi doada aos Templários, doze anos mais tarde. Recebeu foral de Gauldin Pais em 1162 e de D. Manuel em 1510. Foi elevada á categoria de cidade em 1844. Depois do desaparecimento dos Templários, D. Dinis fundou a Ordem de Cristo.
São parte integrante da cidade, os seguintes locais: Alvito, Calçadas, Carvalheiros, Marmelais e Valdonas.
O Concelho de Tomar é composto por dezasseis freguesias.
Como património de relevo, destacam-se a igreja de Santa Maria dos Olivais, a Capela de Santa Marta, a Capela de Santo António, a Capela de Santa Iria, a Ponte de Peniche e o Convento de Cristo, onde pontifica a janela do Capítulo de estilo Manuelino, exlibris da Cidade. A Cidade é atravessada pelo Rio Nabão, com os seus famosos açudes e dispõe de um agradável espaço junto ao rio, onde podemos desfrutar de umas agradáveis horas de lazer. Dispõe ainda de um parque de campismo e de uma piscina municipal, para uma ótimas férias no verão.
Dista 140 km de Lisboa, com excelentes acessos, tanto pela A-1 e depois pela A-23 e IC-3, como pela EN-118 e depois pela EN-110, isto para quem vem da região sul. Os acessos pelo lado norte são igualmente excelentes para quem quer visitar Tomar.
Tomar organiza de quatro em quatro anos, um evento que é unico no país, a FESTA DOS TABULEIROS, este ano realizar-se-á de 2 a 11 de Julho, conforme brochura acima.
De salientar que esta festa só tem lugar de quatro em quatro anos, por motivos económicos, já que a sua realização acarretaria um encargo anual, insuportável para a autarquia.
Por tudo o que foi dito e pelo que não foi dito, não deixem de visitar esta bonita cidade.
António Palma

3 comentários:

Rui Seleiro disse...

Cunhado António, estás um especialista,bom começo, bons artigos, essa festa é muito famosa eu já assisti aí há uns anos uma festa dessas emtomar é muito alegre as pessoas envolvem-se mesmo
tens muitos artigos sobre a tua nova terra , que dá para alimentares o teu blogue todos os dias com noticias novas,continua que levas geito, boa sorte, um abraço
Rui Seleiro

António Palma disse...

Ok! já cá está obrigado, de facto tenho muito para escrever sobre a cidade, o que tenho é que andar sempre com a máquina fotográfica ás costas para ilustrar os temas

Rui Seleiro disse...

Claro andares com a máquina fotográfica, faz parte do teu trabalho, como abitante interessado, com os problemas da tua freguesia, e quem sabe um dia não mereces uma medalha do concelho por divulgares, as maravilhas de tomar um abraço
Rui Seleiro