sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O meu Concelho de origem


A todas as pessoas que fazem o favor de me visitar, aqui deixo, muito resumidamente, algumas dicas sobre a Vila de Mértola
VISTA GERAL DO RIO
Mértola, é uma vila do Distrito de Beja, região do Baixo Alentejo. Tem cerca de 3.100 habitantes e encontra-se situada numa elevação na margem direita do Rio Guadiana, imediatamente a montante da ribeira de Oeiras. É a sede de um dos maiores concelhos do país, com cerca de 1.279,40 km2 de área e 7.332 habitantes (censo de 2009). Está subdividido em nove freguesias, a saber: Alcaria Ruiva, Corte do Pinto, Espírito Santo, Mértola, Santana de Cambas, São João dos Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis e São Sebastião dos Carros.

VISTA GERAL DA VILA
Evolução da População no periodo de 1801 a 2004.
1801=9.617 habit, 1849=10.757 habit, 1900=18.910 habit, 1930=26.310 habit, 1960=26.026 habit,
1981=11.693 habit,1991=9.805 habit, 2001=8.712 habit, 2004=7.996 habit.


A VILA E O RIO
Na antiguidade era chamada pelos Romanos de MYRTILIS, depois da ocupação Romana, segui-se a ocupação visigótica e finalmente a Muçulmana nesta época era chamada de MARTULAH.
Importante porto de rio, dominava o Guadiana, alcantilhada do seu castelo, só seria conquistada aos mouros, no reinado de D. Sancho II, pelo Comendador da Ordem de Santiago, Paio Peres Correia, em 1238. 

ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS


REGISTO DAS CHEIAS

NÃO DEIXEM DE VISITAR ESTA IMPORTANTE VILA ROMANA




4 comentários:

Rui Seleiro disse...

Cunhado António, foi nascer numa vila muito bonita, conheço muito bem, já fis lá 2 vezes , o almoço anual, da malta da minha tropa, em África.
é muito bonita aliás como todas as terras que têm a sorte de ter um rio, a passar junto.
imagina serpa se tivesse um rio perto.era logo outra coisa, o rio dá vida ás aldeias, ou vilas ou cidades.
um abraço
Rui seleiro

Manuel Seleiro disse...

Boa noite, António.

Gostei da descrisção de "Mértola"...
Vi nascer a ponte sobre o rio Guadiana.
Fui dois anos fazer a feira de "Mértula".
Aínda fiz a travessia do rio na "jangada".
"um", bom fim de "semana".
Um abraço.

Manuel Seleiro,

António Palma disse...

Bom dia rui, não sabia que conhecias tão bem a sede do meu concelho. De facto é uma vila muito bonita e históricamente muito conhecida nos meandros internacionais, tanto pela feira medieval que ali fazem anualmente, como pelo seu parque arqueológico que é único.
Um abraço

António Palma disse...

Olá Manuel Francisco, obrigado pelo comentário. Afinal eu que sou natural do concelho, não tive o previlégio de assistir á construção da ponte. Lembro-me de ouvir dizer que a contrução da ponte só aconteceu porque houve um acidente com a barca que fazia a travessia (camada ponte barca)e parece que se perderam algumas vidas. Quanto ao encanto da vila, ele está patente nas fotos, que infelizmente tu não podes ver, mas eu posso garantir-te que são soberbas.
Um bom fim-de-semana também para ti
Um abraço