AS BURACAS DE CASMILO
Nos principais maciços calcários portugueses, o processo de evolução cárcica do relevo, conduziu á formação da paisagens peculiares, cujo valor patrimonial, não oferece reservas.O maciço de Sicó, localizado entre os concelhos de Condeixa-a-Nova, Pombal e Alvaiazere, não constitui excepção e nele se inscrevem formações geológicas audazes, dos quais o vale das Buracas dá prova. É na freguesia do Furadouro, na povoação de Casmilo, enquadrada no monte da Senhora do Circulo e pela serra de Janeanes, que vamos encontrar este vale, um pequeno canhão fluviocársico, cujas vertentes se abrem em concavidades de desenvolvimento horizontal - as designadas Buracas - que lembram, vagamente, largas bocas prontas a tragar. É um abatimento da parte nuclear do monte que desencadeia este fenómeno, a que se dá o nome de incação, sendo que só as cavidades laterais, remanescentes da gruta que antes se ocultava dentro do monte, permanecem visíveis.
Se ao visitante comum, as Buracas impressionam pela imponência, aos aspeleólogos e praticantes de desportos de outdoor (escalada, montanhismo, orientação, rapel...) constituem-se em desafio empolgante.
COMO CHEGAR
Para chegar ao vale das Buracas do Casmilo, tenha em conta as seguintes indicações: Tomando como ponto de referência a vila de Condeixa-a-Nova, apanhe o IC-2 em direcção ao sul. Siga depois, para a povoação da Arrifana (á saída de Condeixa) e, por fim, suba o monte na direcção da aldeia do Casmilo.
INFORMAÇÃO DO AUTOR DO BLOGUE
Apesar da informação da Câmara Municipal de Condeixa, cujo texto anterior é de sua autoria, nâo é assim tão linear chegar ás Buracas. É complectamente omissa em informação sobre o percurso, quem lê o parágrafo COMO CHEGAR, parece fácil, mas não é bem assim, há toda uma encruzilhada de estradas, camarárias sem informação, o percurso final é mesmo de terra batida, com o piso está completamente deteriorado não sendo fácil lá chegar com uma viatura normal, quem lá quizer ir, se poder, utilize uma viatura todo o terreno.
António Palma
6 comentários:
Sim senhor, Cunhado António,levas geito prá coisa, vais passar no exame, estás mesmo um interessado, em levares aos teus amigos e conhecidos, coisas muito interessantes, esta por exemplo eu desconhecia, e pensava eu que conhecia mais, ou menos o Nosso portugal pequenino, e vai na volta ainda me surpreendes com estas Buracas de Casmilo, sim senhor interessante, gostei de ver,parabéns, um abraço Rui Seleiro
Obrigado pela força, de facto estas buracas de Casmilo, são dignas de ser vistas e como dizes, nós nunca conhecemos tudo o que faz parte do nosso país. É pena que muita gente se interesse em conhecer o que está fora de portas e não tenha interesse em conhecer o que temos de tão importante. Infelizmente, tem este senão, o percurso. Espero que as Câmaras que tutelam a área, se preocupem com este pormenor e tenham a coragem de resolver o problema.Um abraço
António
Pois é mano velho, provavelmente nem será bom melhorar os acessos para as BURACAS, porque como tu sabes depois começam as queixas porque nem todos são cuidadosos na utilização dos espaços, e assim sempre são menos a visitar o local e não se estraga tanto aquela maravilha da natureza. Bem mas deixa-me dar-te os parabéns pela forma como descreves o local, até parece que conheces aquilo desde pequenino,parabéns e um abraço, manuel palma
Apesar do teu reparo quanto aos acessos, eu ainda acho que pelo menos aquelas crateras que existem naquela descida imediatamente antes de chegar, deveriam ser tapadas, e também é preciso notar que não há ali muito para estragar, além de uma fogueira que alguém possa fazer, ou derrubar algumas das pedras que formam as paredes de entrada de algumas buracas, pouco mais haverá para destruir. E quantas mais pessoas lá estiverem, mais olhos há para um controlo mais apertado.
Um abraço
António
Parabéns Tio
gostei de ver o seu blogue, esta muito bom.
beijinhos
Aidinha Neves - Lichinga- Moçambique
Obrigado pela visita ao meu blogue, estou a dar os primeiros passos como bloguista. Espero ir melhorando, escolhendo assuntos de interesse para publicar, por forma a que as pessoas que me visitam se mostrem interessadas e se mantenham ligadas ao blogue.
Brevemente irei publicar alguma coisa sobre Moçambique nomeadamente sobre o Niassa.
Beijo
Enviar um comentário