segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de São Valentim



Cartão comemorativodo dia de São
Valentim publicado em 1883 nos EUA

O dia de São Valentim, tem a sua origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século III, na cidade de Terni, a 75 kms de Roma. O Império Romano, era governado, na altura por Claudius II (anos de 268-270), que estava envolvido em diversas campanhas militares, consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades em recrutar novos soldados para as Legiões Romanas. Por considerar que as razões dessas dificuldades, residia no facto de os homens não quererem abandonar as suas esposas, namoradas ou amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.
Valentim, Bispo de Terni, contrariando essa determinação, continuou a celebrar casamentos. Quando o Imperador tomou conhecimento das celebrações dessas cerimónias, ordenou a decapitação do Bispo Valentim, Facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270. Em 498, o Papa Gelasius, santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os namorados.
Durante a idade média, Valentim, foi um dos Santos mais populares em França e Inglaterra. Alguns países instituíram este dia como feriado, nomeadamente, Inglaterra desde o século XII e os EUA desde 1700.
A devoção a São Valentim em Portugal, é muito limitada, não se conhece nenhuma freguesia ou paróquia que tenha adoptado São Valentim como padroeiro.

São Valentim

2 comentários:

Rui Seleiro disse...

O dia de São Valentim, já não é o que era, os restaurantes estão todos vazios,é a crise, e depois para agravar mais a situação, está uma noite horrivel, chove muito em Lisboa, não se vê ninguém, comprar flores para oferecer, ás suas caras metades, a juventude que são os mais românticos, andam tesos,os velhos não querem sair de casa ,jantar fora,porque está de chuva, maneiras , que estes dias têm tendência para ir perdendo, adeptos, embora nunca se esqueçam estas datas, um abraço Rui Seleiro

António Palma disse...

Concordo contigo, aliás, eu acho que este dia nunca foi muito celebrado em Portugal, agora ainda pior, porque isto não está para brincadeiras, ainda assim, quem ligava mais e liga ainda hoje, são os casais já feitos e que ainda prezam de alguma maneira, o conceito de família e a instituição casamento.
Um abraço