segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aqueduto de Pégões


AQUEDUTO DE PEGÕES

Este aqueduto foi construído para abastecer de água o Convento de Cristo. Tem 6 km de comprimento e tem o seu início no lugar de Pegões, freguesia de Carregueiros, sendo formado por 180 arcos. Reúne água de quatro nascentes e resolveu o problema de abastecimento de água ao Convento, que até então, era feito por cisternas.
Esta obra foi iniciada em 1593, no reinado de D. Filipe I, sob a direcção de Filipe Terzi e foi concluída em 1614, por Pedro Fernandes de Torres. Em 1617, foi prolongado até ao Convento e em 1619 chegou ao Claustro de D. João III. 

2 comentários:

Rui Seleiro disse...

Este aqueduto de pégões, não tem nada a ver com pegões, aquela localidade que se encontra quando vamos para o Alentejo, indo pela ponte velha de Vila Franca de Xira.
não tem pois não , é aí da zona de tomar e deram-lhe esse nome não é, mas por acaso não conheço...
fica fora da ciodade ou dentro
um abraço Rui Seleiro

António Palma disse...

Olá Rui, o nome dado a este aqueduto «Pegões» não tem nada a ver com os Pegões do Alentejo. Como diz o comentário, Pegões é o nome de uma pequena localidade onde o aqueduto teve o seu inicio e prolonga-se até ao Convento de Cristo, pois foi construido para fazer o abastecemneto de água ao Covento. Eu também ainda não o vi,mas sei que fica ali junto da estrada que vai de Tomar para Leiria. Quando vou a casa do meu irmão vou por esta estrada e a Freguesia de Carregueiros é precisamente nessa estrada, portanto, deve ser pos ali algures.
Um abraço