terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


O dia Internacional da Mulher, hoje celebrado a 8 de Março, teve origem nas manifestações das Mulheres Russas, por PÃO E PAZ, por melhores condições de vida e de trabalho e contra a entrada da Rússia na segunda guerra mundial. Estas manifestações, marcaram o início da revolução russa de 1917. Entretanto nos primeiros anos do século XX, já havia surgido nos EUA e na Europa, a ideia de celebrar o Dia Internacional da Mulher. Está ainda associado a este dia, uma lenda que surgiu na sequência de uma greve realizada a 8 de Março de 1857, pelas trabalhadoras de uma fábrica de fiação nos EUA. Diz a lenda que esta greve culminou com a ocupação da fábrica pelas trabalhadoras. Esta greve/ocupação, foi violentamente reprimida, sendo as operárias encerradas nas instalações, onde posteriormente deflagrou um incêndio, que vitimou mortalmente cerca de 130 trabalhadoras.
Relativamente a este incidente, há relatos contraditórios. Em 1982, duas investigadoras, Liliane Kandel e Françoise Picq, declaram que a greve de 8 de Março de 1857, pura e simplesmente não aconteceu, porque nada foi escrito ou relatado nos jornais americanos da época.
Há ainda estudos que indicam que a manifestação das mulheres russas, não aconteceu a 8 de Março, mas sim a 23 de Fevereiro de 1917, que no calendário Gregoriano (o nosso) corresponde a 8 de Março
PARABÉNS A TODAS  AS MULHERES DO MUNDO 

2 comentários:

Rui Seleiro disse...

Olá António, então como vão, as coisas por aí, tudo bem ? fui passar o carnaval ao Alentejo, e já estou de volta, uma semana enfiado em casa, com os netos só chuva, só chuva,nem dava para ir passear, de bicicleta nem nada foi horrivel, mas então é tempo dela temos que aguentar, é bom prá tua horta,bom tema este do dia internacional da mulher, obrigado, pelas mulheres, porque elas não têm tempo de ver o teu blogue para te agradecer, tantas mulheres que há na familia e nenhuma vê, um abraço Rui Seleiro
continua não desistas!!!!!!!

António Palma disse...

Olá Rui, de facto tem chuvido muito, não dá para sair, nem de biciclete nem a pé. Quanto ao poste que coloquei no blogue, pareceu-me oportuno e actual. Nunca será de mais evocar este dia para homenagiar todas as mulheres que, apesar se ter evoluido bastante, em relação á mulher, ainda está muito por fazer com vista á igualdade de direitos.
Um abraço