terça-feira, 8 de maio de 2012

CONVENTO DE CRISTO (TOMAR)

CONVENTO DE CRISTO
Convento de Cristo

Inscrito em 1983 na lista do Património Mundial da UNESCO, o conjunto monástico formado pelo Convento da Ordem de Cristo e o Castelo Templário, em Tomar, formam um conjunto monumental único do seu género.
Dom Gualdim Pais, Mestre provincial de Ordem do Templo em Portugal, fundou o castelo em 1160. No espaço limitado pelas suas muralhas, viveram os primeiros habitantes de Tomar
A oriente foi construída a Alcáçova com a torre de menagem, que constitui o centro da fortaleza. A ocidente foi erigida a igreja octogonal Templária, onde os Templários poderam encontrar a continuidade da sagrada missão de cavalaria. Em Portugal, a ordem do Templo foi extinta em 1312, mas os seus bens foram transmitidos à Ordem de Cristo, criada em 1319, sob os auspícios de D. Dinis. Com a Ordem de Cristo a Nação Portuguesa desperta para a empresa das descobertas marítimas do séc. XV, pois o Infante D. Henrique é o Mestre da Ordem.
O Convento de Cristo apresenta testemunhos arquitectónicos da arte do românico, templária, do Gótico e do Manuelino, do Renascimento Joanino, do Maneirismo, nas suas várias facetas e, por fim, do Barroco, presente em várias ornamentações. Na estrutura arquitectural do Convento, além das edificações construídas em torno da igreja Templária, há a salientar o conjunto de quatro grandes claustros articulados por dois eixos em cruz latina, e também do aqueduto com seis quilómetros de extensão mandado edificar por D. Filipe II. Integra os domínios conventuais uma área de floresta e cultivo conhecida por Mata dos Sete Montes, por estar limitada por sete colinas.
 A célebre janela do capítulo, ficou assim conhecida por iluminar uma sala que foi construída para servir de sacristia, mas acabou por ser palco das cortes gerais convocadas por Filipe I de Portugal. A janela é um dos exemplares mais significativos da arte manuelina. pois os elementos que a compõem fazem alusão aos descobrimentos Portugueses, estando bem presentes os elementos marítimos e vegetais.
Actualmente é ainda um espaço turístico e ainda de devoção.





JANELA DO CAPÍTULO

4 comentários:

Rui Seleiro disse...

António grande lição de HISTÓRIA, as coisas que nós não sabemos é imprecionante, e há pessoas que se interessam por estas coisas e sabem isto tudo, que é o caso do Dr,José Hermano Saraiva,,,
já sei que vais ao GOOGLE, pesquisar estas coisas, mas um dia esperimenta ires á WIQUIPÉDIA, porque, como é uma enciclopédia virtual os dados são mais ricos , e tu não perdes nada em conheres vários processos de recolha de dados,não é verdade ? bom trabalho
um abraço Rui Seleiro

António Palma disse...

OK! Rui, realmente a minha página de recolha é a google, mas mesmo na Google, há muita informção da wiquipédia, só que algumas fotos da wiquipédia não as podemos copiar, ou melhor, copiamos, mas quando as pretendo meter nos textos que publico, o sistema não deixa.
Um abraço

RUI SELEIRO disse...

TENS QUE TE REGISTAR, EU TIRO DE LÁ FOTOS E TEXTOS PARA O MEU NETO PRÁ ESCOLA, MAS SE CALHAR É PORQUE ESTOU REGISTADO,MAS CONTINUA, DA MANEIRA QUE TE DER MAIS GEITO, É PRECISO É PESQUISARES, E DARNOS ARTIGOS INTERESSANTES,TUDO BEM POR AÍ ?
UM ABRAÇO
RUI SELEIRO

Tintinaine disse...

Há muito tempo que não publica nada neste blog e pode acontecer que não chegue a ver esta notícia. Mas caso isso aconteça queria pedir-lhe um favor. Li no seu perfil que mora na Junceira. Segundo informações que recolhi mora também nessa freguesia, no lugar da Hortinha um antigo camarada meu da Marinha de Guerra Portuguesa, chamado Américo Duarte Pedro. No ano passado escrevi-lhe uma carta convidando-o para a nossa festa do Cinquentenário da incorporação na Armada, mas não me respondeu.
Fiquei sem saber se não quis dar as caras ou se a carta nunca lhe chegou às mãos.
Gostaria de saber o que se passa com ele e se não for pedir muito gostaria que me enviasse para o meu endereço de e.mail (manaliva@gmail.com) aquilo que achar por bem contar-me.
Antecipadamente obrigado.
Manuel Silva
P.S. - E obrigado também por ter aderido ao meu blog Farol de Metangula