segunda-feira, 31 de julho de 2023

É uma antiga estrutura rodo-ferroviária na freguesia de Quintos Distrito de Beja e no Concelho de Beja no lado direito e no concelho de Serpa no lado esquerdo.

A sua função era Ferroviária e Rodoviária e estava integrada na Estrada Nacional 260 e servia o Ramal de Moura. Era considerada uma, senão, a maior passagem de nìvel da Europa. Esta ponte foi atravessada pela primeira vez, por uma locomotiva, no dia 22 de Março de 1878 e entrou ao serviço a 20 de Abril do mesmo ano, quando foi inaugurada a linha férea até à estação de Serpa/Brinches, chamada a linha do Sueste, posteriormente Ramal de Moura. 

Inicialmente, a ponte era de funções ferroviárias, sendo alterado o tabuleiro, em 1926, permitindo o transito rodoviário, no ambito da exposição Ibero Americana de 1929, em Sevilha.






DECLINIO E ENCERRAMENTO
A utilização da ponte como via rodoviária, tinha muitas limitações, para a procura, acessos difíceis, com muitas curvas apertadas. 
Alem disso, previa-se que a construção da barragem da Rocha da Galé, que estava prevista, mas não foi construída, iria submergir a ponte. Em 1959, a Junta Autonoma de Estradas, iniciou os estudos preliminares, para a construção de uma ponte para o transito rodoviários, ponte essa, que em 1977, já estava ao serviço, tendo sido encerrado o transito rodoviário, na velha ponte.
Em 1990, a CP suspendeu todos os serviços ferroviários no ramal de Moura. Em 2007, a Rede Ferroviária Nacional, lançou um concurso para a realização de obras de conservação nas fundações da ponte.


2 comentários:

manuel seleiro disse...

boa tarde para todos.
está excelente trabalho.
Parabéns ao autor do blook.

António,

António Palma disse...

Obrigado Manel, é sempre bom ver que a nosso trabalho de pesquiza foi reconhecido e valorizado. Vamos ver quantos mais seguidores postarão algum acoisa sobre a Ponte Rodoferroviaria do Guadiana: