É uma antiga estrutura rodo-ferroviária na freguesia de Quintos Distrito de Beja e no Concelho de Beja no lado direito e no concelho de Serpa no lado esquerdo.
A sua função era Ferroviária e Rodoviária e estava integrada na Estrada Nacional 260 e servia o Ramal de Moura. Era considerada uma, senão, a maior passagem de nìvel da Europa. Esta ponte foi atravessada pela primeira vez, por uma locomotiva, no dia 22 de Março de 1878 e entrou ao serviço a 20 de Abril do mesmo ano, quando foi inaugurada a linha férea até à estação de Serpa/Brinches, chamada a linha do Sueste, posteriormente Ramal de Moura.
Inicialmente, a ponte era de funções ferroviárias, sendo alterado o tabuleiro, em 1926, permitindo o transito rodoviário, no ambito da exposição Ibero Americana de 1929, em Sevilha.
2 comentários:
boa tarde para todos.
está excelente trabalho.
Parabéns ao autor do blook.
António,
Obrigado Manel, é sempre bom ver que a nosso trabalho de pesquiza foi reconhecido e valorizado. Vamos ver quantos mais seguidores postarão algum acoisa sobre a Ponte Rodoferroviaria do Guadiana:
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