domingo, 5 de junho de 2011

Festas Juninas


Fogueira (Finlândia)
As Festas Juninas também denominadas de Festas dos Santos populares, são celebradas em vários países da Europa e estão historicamente ligadas à festa pagã.
A celebração destas festas é particularmente importante, no norte da Europa, mas também em outros países europeus, nomeadamente, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, etc.
É tradição no período destas festas, fazer as tradicionais fogueiras e levantar os mastros, chamados de mastros dos Santos Populares, onde são realizados os bailes dos Santos Populares.
As festas Juninas foram exportadas de Portugal para o Brasil, onde os festejos são acolhidos com enorme importância no nordeste brasileiro e nas regiões de São Paulo,
Paraná, Minas Gerais e Goiás. Em Portugal, são genericamente conhecidas por festas
 dos Santos Populares e correspondes a diferentes feriados Municipais, a saber:
São Gonçalo, em Amarante. Santo António, em Aljustrel, Amares, Cascais, Estarreja,
Ferreira do Zêzere, Lisboa, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz,  Vale de Cambra, Barquinha, Famalicão, Vila Real, Vila Verde, Aguiar da Beira, Alcochete, Almada, Almodôvar, Alcácer do Sal, Angra do Heroísmo, Armamar, Arroches, Braga,
Calheta, Castelo de Paiva, Castro Marim, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Guimarães, Horta, Lages das Flores, Lourinhã, Mértola, Moimenta da Beira, Moura, Nelas, Porto, Porto Santo, Santa Cruz das Flores, Santa Cruz de Graciosa, Sertã, Tabuaço, Tavira, Terras de Bouro, Torres Vedras, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Gaia, Vila do Porto e Vizela. São Pedro, Alfândega da Fé, Bombarral, Castro Daire, Celorico da Beira, Évora, Felgueiras, Lages do Pico, Macedo de Cavaleiros, Montijo, Penedono, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Ribeira Brava, São Pedro do Sul, Seixal e Sintra.
De salientar que no Porto e em Braga, estas festas são vividas com uma intensidade sem paralelo, apenas se assemelham aos festejos do Nordeste Brasileiro, onde as pessoas passam dias e noites nas ruas das cidades, transformando-as em autênticos arraiais urbanos   

2 comentários:

Aidinha Neves disse...

olá Tio.
cá em Moçambique agora também já se comemoram estas festas, de maneiras diferentes, mas já não se passam despercebidas. em Lichinga os jovens organizam também estas festas.
beijinhos
Aidinha.

António Palma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.